PT EN FR

A abertura do Jubileu dos cinquenta anos do SECAM está a ter lugar em Kampala, capital do Uganda. Membros do comité permanente do SECAM, representantes das regiões, teólogos e convidados, discutem e apreciam o “Instrumentum Laboris”. Este é o documento que vai guiar os trabalhos e celebrações ao longo de um ano, até 29 de Julho de 2019, data em que o Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar completa cinquenta anos de existência.

O presidente do SECAM, Arcebispo Gabriel Mbilingi, e o antigo presidente da Região AMECEA, Sua Eminência Berhaneyesus Cardeal Souraphiel, foram convidados a plantar uma árvore no Santuário dedicado à Santo Andrew Kaggwa.

Do calendário de celebrações para o Jubileu do SECAM, dois pontos chamam a nossa atenção: o jubileu do refugiado e do imigrante e o jubileu da vida e da criação. O primeiro está marcado para o mês de Março do próximo ano, ao passo que o segundo deve acontecer este ano, em dezembro.

Há 50 anos, a Igreja em África teve a iniciativa histórica de constituir-se em Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM). Nesta ocasião o Papa Paulo VI veio para confirmá-la na fé, e recordou-lhe com palavras fortes a sua missão:
“Africanos, sede vossos próprios missionários”
“Vós podeis e deveis ter um cristianismo africano”.
O objectivo é celebrar em acção de graças as maravilhas de Deus, o dom do baptismo e da Igreja. Reviver o caminho percorrido em vista de nos enraizarmos em Cristo e nos comprometermos decididamente com fé na missão da proclamação do Evangelho com os factos e em palavras.
O SECAM celebra o jubileu com o tema: Igreja- Família De Deus Em África, Celebra O Teu Jubileu! Proclama, Encontra, Acolhe A Cristo Teu Salvador.
 
CALENDÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
 
                2018  
 Julho    Abertura do Jubileu em Kampala com a Comissão Permanente e em todas as Igrejas locais de África, Madagáscar e das Ilhas (comunidades e instituições)
 Agostos    Jubileu das Comunidades Eclesiais
 Setembro    Jubileu da Palavra de Deus
 Outubro    Jubileu da Missão e dos Movimentos de Apostolado
 Novembro    Jubileu dos santos e dos mártires de África e Madagáscar
 Dezembro    Jubileu da vida e da criação
           2019  
Janeiro     Jubileu da Família
Fevereiro    Jubileu dos doentes
Março    Jubileu dos refugiados, dos migrantes e das pessoas deslocadas
Abril    Jubileu das vocações, da infância e da juventude
Maio    Jubileu de Maria e da Mulher
Junho    Jubileu das categorias soció-profissionais e dos actores políticos
Julho   Celebração solene e encerramento do Jubileu em Kampala e em todas as Igrejas de África e Madagáscar

Ao celebrar as bodas de ouro, o SECAM olha também para aquilo que é o compromisso da Igreja-família de Deus em África, com as questões sociais e como esse compromisso pode ser renovado.


New secam logo png

© 2017  jpdc.secam . All Rights Reserved. Designed By SAJENA